"Gênesis Cap. 1 |
3 E disse Deus: Haja luz. E houve luz.
4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas."
Quando olhamos ao nosso redor, muitas vezes não percebemos a presença e a importância da luz, essa mesma que vêm do Sol. Muitas vezes só notamos a ausência e a necessidade quando as coisas param de funcionar direito. Serve pras coisas cotidianas (como comida, energia e água), pra política (como conserto de ruas e coleta de lixo) e também pras coisas espirituais (pois nos lembramos de olhar pra Deus geralmente quando as coisas não vão bem).
Mas você alguma vez já parou pra pensar na força daquele simples "que haja luz"? A ciência explica muito disso, sobre como Deus fez pra criar todas as coisas, o que acontece é que quando explica ela substitui o criador pelo aleatório. Não devemos descartar suas conclusões.
Pra entender o que aqui digo, primeiro precisamos entender alguns conceitos como o tempo de Deus não ser equivalente ao dos homens (por isso 7 dias para ele podem ser muito mais amplos do que para nós) e pensar sobre um Deus que SEMPRE existiu. Como algo pode existir desde sempre?
Quando falamos sobre o Big Bang (sim aquela teoria mesmo) e nos aprofundamos nele, percebemos que dali surge não somente a matéria que forma o que somos e o que interagimos, mas o próprio tecido espaço tempo e as leis da física surgem dali. Quando Deus disse "que haja luz", ele não estava apenas colocando estrelas no firmamento, ele estava ali também criando a própria matéria e o próprio tempo. Mas como explicar isso a alguém com uma mente tão primitiva (com respeito, falo de conhecimento científico) quanto Moisés?
Até para nós mesmos é difícil a compreensão da existência sem início de dias, mas para aquele que não é e não possui matéria, as leis da física e o próprio espaço tempo não se aplicam. Isso até Jesus, o que nos dá uma outra dimensão sobre seu próprio sacrifício, uma vez que para de tornar matéria, este Deus precisa deixar de lado sua atemporariedade e tornar-se matéria estando sujeito as mesmas leis (da física) que eu e você.
Por muito tempo vi o "que haja luz" como um simples acender da chama solar, mas este é na verdade o primeiro sopro de vida (talvez não como a determinamos), onde as coisas se ordenaram e a própria matéria passa a existir. A Bíblia não aborda o tema, mas ao tomar tal ação, Deus cria o próprio tempo (daquelas coisas que a gente nem percebe que estão lá) e constrói para nós as bases para a vida como a conhecemos.
Ele já sabia em si que etapas seguir para nos criar, e talvez nunca saibamos exatamente porque ele decidiu por tal ação (nem porque se sujeitou a matéria e ao tempo por nós), mas o fato é que a compreensão da força de um ato aparentemente simples, amplia muito nosso entendimento sobre este Deus que nos governa e, nos trás ainda mais dúvidas sobre os motivos que levam um ser tão magnífico a olhar para criaturas tão substituíveis como nós.
A Bíblia até dá pistas em Salmos ("eu disse, vós sois deuses") ou em Jesus ("se sua fé for do tamanho de um grão de mostarda vocês farão coisas maiores que estás"), onde supõe-se que a semelhança ("façamos o homem a nossa imagem e semelhança" ... "A sua imagem o criou") a ser adquirida seja justamente uma elevação que nos torne deuses como ele quando estivermos verdadeiramente prontos a lhe dar a glória e a honra por tudo aquilo que ele fez, faz e é.
Mas Deus fez a luz, e viu o quanto era boa, talvez não só a luz, mas a matéria e o tempo em si, talvez Deus tenha se sentido satisfeito com a ordem do tempo, onde os eventos não mais se sobrepõe em dimensões, onde há espaço para tudo, pesos, medidas, rotas e duração. Sim, ele arrumou a casa e se sentiu satisfeito com o projeto que criava.
Quantas vezes nós não criamos luz e a contemplamos com satisfação? Não na mesma proporção é claro. Este Deus se ira, ele se compadece, ele ama. Este Deus tem sentimentos como nós, criados para imita-lo até que sejamos imagem e semelhança.
Crie luz, crie matéria e tempo, mas nunca se esqueça de quem te deu este poder e de quão grandioso ele é e talvez, com o tempo, fique mais fácil entender o porquê dele se importar tanto com seres tão pequenos, embora complexos, como nós.
"Mateus Cap. 5
14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
15 nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus."